Valências Terapêuticas

Alguns dos equipamentos que poderá encontrar nas instalações da FisinorA unidade privada de Medicina Física e Reabilitação Fisinor está autorizada pelo Ministério da Saúde a exercer as seguintes valências terapêuticas:

Em seguida, serão sumariamente apresentadas cada uma das valências terapêuticas que a Fisinor está autorizada a exercer.

Electroterapia

Equipamentos de electroterapia existentes nas instalações da FisinorA electroterapia compreende um vasto conjunto de técnicas que utilizam a electricidade como meio terapêutico. Podem ser aplicadas correntes com diversas frequências como as correntes galvânicas, as correntes periódicas de baixa frequência, as correntes alternativas de média frequência e as ondas electromagnéticas.

Como efeitos gerais, há a destacar o efeito antiálgico e de relaxamento muscular, o efeito excito-motor, o efeito anti-inflamatório e o esclerolítico. É importante destacar ainda a possibilidade de introdução cutânea de alguns medicamentos.

Fototerapia

FototerapiaA fototerapia compreende um vasto conjunto de técnicas que utilizam a luz como meio terapêutico. A luz utilizada para terapia pode ser constituída por raios infravermelhos, por raios ultravioleta ou por raios laser.

As principais aplicações dos raios laser são as cicatrizações de feridas, tratamentos de fenómenos dolorosos e inflamatórios (tendinites, lesões musculares recentes) e hematomas.

Termoterapia

Exemplo de termoterapia com parafinaA termoterapia compreende todas as terapias que utilizam o frio ou o calor como forma de tratamento. Na utilização do frio (crioterapia), podem ser aplicados água fria ou gelo, com protecção cutânea, procurando a diminuição de edemas, dor e inflamação.

O calor pode actuar por irradiação (infravermelhos) ou por contacto (parafango, parafina, hidrocollator). Com a aplicação de calor, pretende-se a melhoria da circulação, diminuição de fenómenos dolorosos e relaxamento muscular.

Massoterapia

MassoterapiaA massoterapia consiste na manipulação dos tecidos moles com objectivos desportivos e terapêuticos. Esta massagem é dirigida à recuperação motora, recuperação de lesões, regeneração muscular e dispersão de estados dolorosos.

Para além dos positivos efeitos psicológicos que se conseguem, é criado durante a massagem um clima de confiança entre o doente e o seu terapeuta, indispensável ao sucesso do tratamento.

As pressões alternativas e a vibromassagem são complementos à massagem manual capazes de a tornar mais eficaz e com resultados mais rápidos.

Cinesiterapia

A cinesiterapia (ou terapia pelo movimento) constitui a base da reabilitação dos doentes com incapacidades motoras. O uso de exercícios terapêuticos permite corrigir ou aliviar deformidades, melhorar a mobilidade e a força muscular e reeducar o equilíbrio.

Com a cinesioterapia respiratória, por exemplo, efectuam-se manobras de mobilização torácica e aspiração de secreções respiratórias, com o objectivo de promover a drenagem de secreções brônquicas e melhorar a ventilação.

A cinesiterapia vertebral actua através de técnicas manipulativas, alongamentos e fortalecimento, permitindo a correcção de deformidades de coluna (escolioses e cifoses) e promove o fortalecimento muscular de modo a aliviar lombalgias, dorsalgias e cervicalgias.

Cinesioterapia vertebral Cinesioterapia vertebral

Ventiloterapia

A ventiloterapia é utilizada para induzir, potencializar, facilitar ou controlar a deficiente ventilação pulmunar dos doentes com dificuldades respiatórias.

Cinesioterapia respiratória Ventiloterapia

Mecanoterapia

A mecanoterapia é a terapia que ajuda a melhorar a força muscular e a flexibilidade através da utilização de equipamentos mecânicos especiais.

Mecanoterapia Mecanoterapia Mecanoterapia

Treinos Terapêuticos

Os treinos terapêuticos consistem no ensino de actividades da vida diária, como sejam: ajudar a vestir, a lavar-se, a comer, marchar com o mínimo de dispêndio de energia, através do recurso a ajudas técnicas adaptadas a cada utente.

Também se engloba aqui o ensino e treino de familiares e acompanhantes dos utentes que estejam total ou parcialmente incapacitados de realizar actividades normais da vida diária.

Exemplo de treino terapêutico Exemplo de treino terapêutico

Voltar para cima